Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de junho de 2011

"Ninho dos artistas" um pouco da história da "cidade morta"

A cidade de Caruaru, podendo ser chamada de "ninho dos artistas", em uma época não muito distante, foi o lugar onde surgiram grandes nomes da Literatura: José Condé, Aleixo Filho, Álvaro Lins, Eliene Menezes, Anastácio Rodrigues, Antônio Medeiros, Antônio Miranda, Dorge Tabosa, Argemiro Pascoal, Arary Marrocos, Ailza Trajano, Nadja Costa, Amaro Matias, Nelson Barbalho, Onildo Almeida, Edson Tavares, dentre tantos outros que marcaram a Literatura caruaruense.
Na cidade havia  a "Casa da Poesia de Caruaru" a qual era organizada por Antônio Medeiros, Antônio Miranda, Argemiro Pascoal e Arary Marrocos. Em 1983, ocorreu a revitalização da Casa que foi composta por Rafael Santos Barros,  Edson Tavares, Ailza Trajano, Nadja Costa, Amaro Matias e Eliene Menezes.
Do barro à música, Caruaru é prestigiada por artistas que paulatinamente estão sendo esquecidos pela própria sociedade, que é um tanto pródiga.
Este blog visa resgatar as manifestações literárias da cidade e incentivar os jovens seguidores a conhecer e reconhecer a qualidade da Literatura caruaruense.

Profª.: Jéssica Santos

3 comentários:

  1. Muito bom saber que temos mais um ambiente de fomento cultural. Sem dúvida alguma, precisamos assumir não mais uma postura pródiga e reincidente, mas enraizada e autônoma - por mais contrafluxo que seja. Parabéns, Jéssica, pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do caro amigo Rodolfo e a parabenizo pela ação no sentido de resgatar os que fizeram ou fazem a literatura caruaruense. Coloco-me, desde já, à disposição para ajudá-la nessa empreitada com o que for possível. Siga em frente!

    ResponderExcluir
  3. Jéssica, sem dúvida, esse blog é uma ferramenta de imensurável valor para perpetuação, divulgação e produção cultural em nosso município. Continue assim! Bela iniciativa. E, a exemplo do Lúcio Torres, no que eu puder auxiliá-la, também coloco-me à disposição!
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir